Prefácio
Que prejuízos políticos, económicos, sociais e culturais tem uma sociedade territorialmente fragmentada e suburbanizada? ler >>
....................................................................................................................................................1. O desafio da requalificação do espaço público
Este não é exclusivo das grandes cidades, mas de todas as que não desfrutam das máximas potencialidades dos seus centros urbanos, com prejuízo das suas comunidades. ler >>
....................................................................................................................................................2. O Índice de Atractividade Territorial
O IAT serve para melhor compreender cada território, clarificando as suas vocações e tornando mais previsíveis os efeitos das transformações que nele se operem. ler >>
- Factores de caracterização do território
- Cálculo do índice de atractividade
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3. A sociedade suburbana portuguesa: a insustentabilidade
da democracia do curto-prazo
da democracia do curto-prazo
Agora, a ‘bolha’ rebentou e não há mais recursos para sustentar esta forma de vida, qual o melhor caminho para um equilíbrio sustentável económica, social e ambientalmente? ler >>
- Excertos do estudo «25 Anos de Portugal Europeu»
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4. A evolução do território de Alenquer e as suas circunstâncias presentes
A tradição da Rua de Triana subsiste, mas uma grande concentração de estabelecimentos junto ao Mercado Municipal veio superá-la como principal pólo comercial. ler >>
- Localização de estabelecimentos e fluxos de pessoas
- Circulação rodoviária, transportes públicos, e estacionamento na Vila Baixa
- IAT: atractividade do território, conforto, actividade, integração e interesse
5. Alenquer – a necessidade de requalificar
Para quem ache que os centros urbanos são essenciais ao desenvolvimento humano e social e veja neles o modelo mais equilibrado de vida em sociedade, o caminho é apenas um. ler >>
....................................................................................................................................................6. O plano e os seus objectivos
Com melhor mobilidade e conforto urbano, é possível depender menos do automóvel e favorecer a economia local, não capitulando perante as grandes superfícies. ler >>
- As novas áreas pedonais
- Circulação rodoviária
- Circulação de transportes públicos
- Circulação rodoviária nas áreas pedonais
- Estacionamento
- Antes e depois do plano – mapas comparativos ver >>
Substanciais alterações à circulação rodoviária incluem uma nova ponte
entre a Av. 25 de Abril, junto à biblioteca, e o parque da Chemina. ler >>
7. Vantagens e desvantagens do plano
8. Alternativas de circulação rodoviária
9. Exequibilidade do plano
10. O futuro
Sendo o automóvel um inquestionável benefício, será mesmo necessário que em seu nome se destrua tudo à sua volta? ler >>
- Largo Palmira Bastos
- Largo Rainha Santa Isabel
- Largo do mercado e nova ponte
- Areal
- Cruzamentos perigosos da EN-9
- Imagens ver >>
- Plantas ver >>
7. Vantagens e desvantagens do plano
Importa descobrir não apenas se os «prós» excedem os «contras», mas também se os primeiros são suficientemente motivadores e se há, entre os segundos, obstáculos irresolúveis. ler >>
- Comunidade, espaço público e economia local
- Circulação rodoviária, estacionamento e transportes públicos
- Variações nos índices IAT: atractividade, conforto, actividade, integração e interesse
8. Alternativas de circulação rodoviária
Na circulação rodoviária, o plano procura alternativas para três ruas: Serpa Pinto, Triana e Sacadura Cabral. ler >>
- Alternativa 1: simples – sem alterações à circulação
- Alternativa 2: sentido duplo na Av. 25 de Abril entre a EN-1 e o centro
- Alternativa 3: Av. 25 de Abril invertida
- Alternativa 4: Av. 25 de Abril semi-invertida
- Alternativa 5: plano invertido – nova ponte com circuitos invertidos
- Alternativa 6: incompleta – sem fecho da Rua Sacadura Cabral
9. Exequibilidade do plano
Olhar este plano como um conjunto de pequenas acções que se sucedem num largo período de tempo, e não como uma gigantesca obra a construir de uma só vez. ler >>
....................................................................................................................................................10. O futuro
- As linhas de eléctrico da vila e da Calçadinha
- Aumentar a competitividade do território urbano
- A travessia cicloviária e as ligações a outras zonas do concelho
- A demolição da mentalidade suburbana
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11. Um território ao serviço da sua comunidade
Se quisermos valorizar a comunidade, criando um mínimo de auto-suficiência e auto-estima colectiva que nos defendam das crises, temos de saber distinguir duas coisas. ler >>
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Apêndice I – Estabelecimentos
11. Um território ao serviço da sua comunidade
Se quisermos valorizar a comunidade, criando um mínimo de auto-suficiência e auto-estima colectiva que nos defendam das crises, temos de saber distinguir duas coisas. ler >>
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Apêndice I – Estabelecimentos
- Estabelecimentos da Vila Baixa.
- Frequências estimadas das ruas da Vila Baixa. ler >>
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Apêndice II – Estacionamento- Zonas de estacionamento da Vila Baixa.
- Número de lugares presente e futuro e ocupação actual. ler >>
Apêndice III – IAT
Cada parâmetro de caracterização é sucintamente explicado e ilustrado com a apresentação gráfica das classificações das zonas actuais e da variação que o plano nelas produzirá. ler >>
- Zonas de análise IAT
- Classificações atribuídas: textos e mapas gráficos
- Classificações atribuídas e índices resultantes: tabela numérica